UBE Blogs

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A justiça exalta os povos

Temos passado por uma grave crise institucional em nossa nação. Escândalos no meio politico fazem parte do noticiário, quase que diariamente. Senadores, deputados, governadores. Corrupção, abuso de autoridade e desvio de dinheiro público. Combinação que envergonha. Em minha cidade, para não ir muito longe, o prefeito acaba de ser cassado, por suspeita de "Caixa 2" em sua campanha eleitoral. Muitos brasileiros estão decepcionados com esta nação.

O sábio salomão diz, em Provérbios 14: 34, que "a justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações". O pecado, sempre o mau e velho pecado. É o pecado que leva ao desvio de verbas que deveriam ser destinadas à saúde ou combate à fome. É o pecado que faz com que os homens se esqueçam dos seus princípios, ignorem qualquer noção de ética, e se afundam em conchavos que buscam apenas e tão somente seus benefícios próprios. E o povo? Como bradava o personagem do saudoso Chico Anísio, "o povo que se exploda!!!".

Se o pecado tem envergonhado nossa nação, e muitas outras pelo mundo, Provérbios também mostra a receita para a exaltação dos povos: a justiça. Clamamos por justiça. Esperamos por justiça. Precisamos que os condenados realmente fiquem condenados. Necessitamos que os cassados deixem seus cargos e conluios. É fundamental que bandidos e criminosos sejam punidos na medida justa pelos crimes que cometeram, seja eles analfabetos ou formados, pobres ou ricos, negros ou brancos, com farda ou sem ela. Não deve haver distinção.

Parece utopia este pedido. Estaria eu com febre? Delirando? Não, nada disso. Me prendo à Palavra de Deus. Creio que Americana e o Brasil podem ser exaltados. Tenho certeza que nosso povo não precisa se manter envergonhado, desanimado e descrente. Abandonemos a vergonha do pecado e busquemos a justiça que exalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário