UBE Blogs

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Que ódio!!!

Fiz uma pesquisa no Google e não encontrei uma resposta. No dicionário, chamado jocosamente de "pai dos burros", até encontrei, mas numa definição técnica e extremamente fria. Conversei com diversas pessoas, que não se conhecem mutuamente, e obtive respostas variadas e também superficiais. Afinal de contas, o que é o ódio. O que significa, qual o seu sentido ou explicação. Ninguém soube me responder.

Será o ódio que leva uma filha a planejar a morte dos próprios pais, interessada no dinheiro da herança? Não, isso se chama egoísmo. Seria então o ódio o responsável por fazer um pai jogar a filha de cinco anos, janela abaixo de um prédio? Não, isso é descontrole emocional. Então foi o ódio que levou aquele rapaz a manter a namorada refém, por diversos dias, depois matando-a sem misericórdia, com dois tiros? Não, aquilo foi ciúme, doentio e possessivo.

Nós temos a mania de creditar ao ódio todas as nossas manifestações de raiva ou de nervosismo. Quando o filho nos desobedece, gritamos: "Que ódio, dá até vontade de bater". Ou então, quando nosso carro quebra no meio do caminho, bradamos: "Que ódio desta lata velha, sempre me deixando na mão". Ou, nos dias como hoje, perdemos a paciência: "Que ódio desse frio, queria me derreter no calor". Sempre o tal do ódio.

A grande verdade é que não temos ideia do significa ter ódio. E nem deveríamos ter. Nem a ideia e muito menos o ódio. Ódio mata aos poucos. E o pior, não mata o odiado, mas sim aquele que odeia. E é uma morte cruel, dolorosa e silenciosa. Quantos de nós estamos morrendo por isso. Não queiramos odiar, mesmo que da boca pra fora.

Boa tarde


2 comentários:

  1. Vladimir, outro dia eu advertia um de meus netos sobre utilizar essa palavra ÓDIO para tudo o que não gosta.
    Ele argumentou que é normal as pessoas dizerem ÓDIO para tudo o que não apreciam. Tive de explicar a ele que ÓDIO é um sentimento muito ruim, pesado, forte, perigoso.
    Espero que ele tenha captado minha mensagem.
    abraço e parabéns pelo blog.
    jota júnior.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Jota, me preocupa a maneira com que as pessoas usam determinadas expressões. Parabéns por passar isso aos seus netos. Muito obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir