UBE Blogs

domingo, 4 de agosto de 2013

O gigante faz 100 anos. Parabéns Rio Branco!!!

O futebol é mágico. Ele nos faz viajar sem sair do lugar, nos faz sonhar acordados. O futebol tem o incrível poder de unir povos diferentes, fazer amigos no momento de um gol e inimigos no mesmo momento. Um jogo de 90 minutos proporciona emoções comparadas à epopeias e decepções que nos fazem buscar um esconderijo, longe de tudo e de todos.

Eu amo futebol. Frequento estádios desde quando me entendo por gente. Já sentei no cimento quente da arquibancada, tomando sol e chuva. Já sentei nas cadeiras cativas, e, não raras vezes, tive que trocar de lugar com a chegada do proprietário dela. Já fiquei rouco de gritar gol, por xingar o árbitro ou por lamentar uma derrota. Já saí muito triste do estádio, mas no jogo seguinte estava lá, com a mesma confiança no triunfo.

Só existe um time de futebol que já me fez chorar. Ele completa 100 anos hoje. Muitos duvidavam que alcançaria essa marca. Eu nunca duvidei. O seu estádio, o charmoso Décio Vitta, hoje municipal, foi a minha segunda casa. Praticamente todos os dias eu lá estava. Assistindo treinos, jogos. Escorregando com papelão no antigo barranco. Lá era meu país das maravilhas. Aprendi com o Juraci, meu irmão, a amar esse clube. Vibrei com gols de Macedo, Marcelo Carioca, Marcos Vinicius, Mazinho Loyola, Sandro Hiroshi, Lincoln, entre outros. Comemorei como um gol as defesas de Silvio Luiz, Marquinhos Sartore, Marcelo Bonan, Magrão, Yuri, Cristiano e outros grandes goleiros. Torci demais pelo êxito de treinadores do quilate de Cilinho, Cassiá, Lula Pereira, Afrânio, Zé Teodoro e cia.

É impossível não se apaixonar pelo Rio Branco Esporte Clube. Poucos são tão respeitados, no Brasil, como este gigante do interior. Nascedouro de craques do porte de Flávio Conceição, Marcos Assunção, Mineiro, Marcos Senna, Zinha, Anailson. Time que incomodava os grandes, os vencendo em casa e fora dela. Como fez bonito esse time, em 100 anos de história. História esta que medíocres
tentaram, mas não conseguiram destruir.

Parabéns Rio Branco. Obrigado Juraci, por me ensinar a amar este clube. Nas vitórias e nas derrotas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário