Amar é tão difícil!!! Frase curta que ouvi de um amigo e me levou a pensar. Será mesmo? Se a resposta for sim, entra outra pergunta: por quê? Na vida a gente ama demais, você já deve ter percebido. Amamos nossos pais, nossos irmãos, amigos. Amamos nosso cachorro, nosso gato ou papagaio. Amamos nosso time do coração, amamos nosso namorado, esposa ou esposa e nossos filhos. Amamos a Deus. Em suma, amamos do nosso nascimento até a nossa morte.
Mas então, porque seria tão difícil amar? Não seria como andar de bicicleta, que quanto mais você pratica, mais fácil fica. Ou então pular cordas, soltar pipas, fazer compras no supermercado. Quanto mais você faz, menos difícil fica. A vida ensina que não, não é simples assim. Amar exige muito, infinitamente muito mais do andar de bicicleta ou soltar pipas. Amar exige um esforço quase insuportável.
Para amar é preciso entender e aceitar quem está sendo amado. Tem que haver cumplicidade com o objeto do nosso amor. Quando amamos, de verdade, despimos de nós mesmo e passamos a vestir o outro. Mas, entenda bem. Quando digo despir de nós mesmos, não estou afirmando que deva existir uma alto-renúncia. Pelo contrário, quando amamos, fortalecemos o nosso interior, na mesma medida em que nosso amado se fortalece.
Quando amamos, somos felizes. Quando estamos amando, nos sentimos mais belos, fortes e inteligentes. Nunca será amor, se ficarmos angustiados ou em dúvida sobre nossos sentimentos. O amor faz com que nos atiremos num oceano, que é o nosso amado, sem dúvidas nenhuma se seremos seguros, se haverá botes ou coletes salva-vidas. Nós simplesmente nos atiramos.
Finalmente, respondendo a pergunta do amigo citado no primeiro parágrafo: Amar é difícil demais. Mas não existe coisa melhor.
Boa sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário