Nós, os humanos, temos a péssima mania de achar que somos fortes, potentes, inteligentes demais. Acreditamos que nossa sabedoria limitada é suficiente para conquistarmos o mundo. Temos a certeza que nossos conhecimentos podem nos levar além das fronteiras, desbravando o universo e chegando à fórmula da via e do sucesso. Ledo engano. Pelo menos em sua totalidade. Somos, sim, capazes de muitas coisas. Mas precisamos de Deus. Dependemos dele.
O evangelista João diz, em seu capítulo 15 e versículo 5 que, sem Jesus, nada poderemos fazer. Ele começa o texto falando sobre a videira, uma das três importantes árvores na história dos hebreus, ao lado da figueira e da oliveira. O próprio Jesus se denomina a videira verdadeira e o Pai é o lavrador, o viticultor. Nós, o seus filhos, somos as varas. Ele é o tronco. Se nós, como varas, não estivermos presos ao tronco, nada poderemos fazer.
Por mais que o homem se esforce, estude e se capacite, ele nunca será independente de Deus. Todas as nossas decisões, mesmo que feitas sem nenhum tipo de consulta, passam pelo crivo do Pai Eterno, crendo você Nele ou não. Desde a compra de um móvel novo, até a viagem sonhada ao exterior, passando pela troca do seu carro, tudo depende de Deus. Se somos inteligentes e grandes neste mundo, é dádiva e misericórdia do Senhor.
Que tenhamos essa verdade em mente. Nenhuma vara, nenhum galho subsiste sem um tronco. Para existir, o tronco não precisa de galhos, mas o contrário sim. Essas varas, que somos nós, não possuem vida própria, tampouco tomam decisões sozinhas. Dependemos de Deus, precisamos de Deus. E quer saber de uma coisa? Não existe nada melhor do que isso.
Comcordo plenamente com esse pensamento.
ResponderExcluirObrigado pela leitura e pelo comentário, querido Pastor Brauner
ResponderExcluirExcelente e verdadeiro. Grata, pois aprendi muito. AVANTE!
ResponderExcluir